SOBRE O NIC

NÚCLEO IMPROVISAÇÃO EM CONTATO

O Núcleo Improvisação em Contato parte de uma construção coletiva de artistas de diferentes áreas das artes do corpo e tem como premissa a interdisciplinaridade entre arte, ciência e educação. O NIC é um dos únicos grupos que se envolve diretamente com a técnica do Contato Improvisação há 11 anos ininterruptos e o seu diretor há 25 anos e neste momento, em comemoração aos seus anos de existência na cena cultural paulistana, busca o retorno às ações presenciais com a finalidade de re-orientar a poética das relações corporais que acontecem por meio do toque. O Núcleo utiliza ferramentas técnicas como a improvisação em dança e em especial aquelas em que se evidenciam o encontro, o tato e o contato.

Iniciado em 2011, o coletivo de artistas interessados na pesquisa e no aprofundamento de uma vertente da dança contemporânea, o Contato Improvisação (C.I), e consequentemente na criação cênica. Partindo da fisicalidade e de questões específicas que emergem da prática e da reflexão sobre o Contato Improvisação, o Núcleo mantém também ações de pesquisa e difusão do C.I. a partir da organização de oficinas, Jams/Encontros, com diferentes enfoques nas práticas corporais além do C.I. (improvisação, abordagem somática, arte marcial, entre outros). Sob a direção e orientação de Ricardo Neves - Diretor Artístico do Encontro Internacional de C.I. em São Paulo e da Ilhabela, professor e intérprete, acumula no repertório do grupo diversos experimentos cênicos além de obras coreográficas, dentre as quais destacamos: Em busca do peso perdido, Relation X, Urban Feral, O que fazer enquanto se espera, Só se for agora, O tal do Contato, Um passo pela queda e o filme Doce Selvagem.

Em sua formação estão as integrantes: Dresler Aguilera, Mariana Taques, Ricardo Aparecido Silva e Ricardo Neves. 
 

Parte da nossa história enquanto grupo, está relacionada com a parceria da Radar Cultural Gestão de Projetos, que iniciou em 2011 e segue até hoje. A Radar é uma produtora, criada em 2007, dirigida e fundada por Solange Borelli e conta na equipe com Maju Tóffuli e Rafael Markhez.

foto Giorgio Donofrio .jpg

TRABALHOS CÊNICOS

| Participação em festivais, espetáculos e performances realizadas:



- Maio de 2022 - Estreia na Casa de Cultura Chico Science. Apresentação do espetáculo “Um passo pela queda”. Contemplado pelo edital Proac Lab 45.

 

- Abril de 2022 - Dia Internacional da Dança/Por uma Dança plural e descentralizada. A Cooperativa Paulista de Dança (CPD),  de forma colaborativa, com o Fórum Zona Sul/ Sudoeste,  os movimentos Zona Leste, A Dança Se Move e o Articula CRD, o Coletivo Anônimos de Piracicaba, Múltipla Cias. de Dança SP,  Espaço Cultural Adebanke e o Espaço Cultural CITA em comemoração do Dia Internacional da Dança/Por uma Dança plural e descentralizada. Participação com o espetáculo “Só se for agora”. 

 

- Março de 2022 - Evento comemorativo dos 50 anos do Contato Improvisação. Concepção de Ricardo Neves e produção Radar Cultural Gestão de Projetos. Breve temporada do novo espetáculo “O tal do Contato”, com o NIC e artistas convidadas.

 

- Fevereiro de 2022 - Temporada no CRDSP. Apresentação do espetáculo “Só se for agora”. 

 

- Dezembro de 2021 - Ocupação CRD 2021: Corpos Dissidentes. Evento realizado no Centro de Referência da Dança da Cidade de SP (CRDSP). Organização independente do Movimento A Dança Se Move, artistas da dança e a Cooperativa Paulista de Dança. Participação com o espetáculo inédito “Só se for agora”. 

 

- Maio de 2021 - Temporada online de apresentação do filme Doce Selvagem. Exibição da obra realizada através da plataforma virtual do YouTube, material em vídeo gravado e editado. Contemplado pela 27ª edição do Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo. 

 

-Dezembro de 2020 - Temporada online de apresentação do espetáculo “Relation X”.  Exibição da obra com transmissão ao vivo através da plataforma virtual Zoom. As apresentações foram realizadas no Kasulo Espaço de Arte e Cultura em SP. Contemplado pela 27ª edição do Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo. 

 

- Agosto e Setembro de 2020 - Temporada online de apresentação do espetáculo “Em Busca do Peso Perdido”. Exibição da obra realizada através da plataforma virtual do Drive, material em vídeo gravado e editado. Contemplado pela 27ª edição do Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo. 

 

- Dezembro de 2019 - 2º A Dança Se Move Ocupa! Evento realizado no Centro de Referência da Dança da Cidade de SP (CRDSP). Organização independente do Movimento A Dança Se Move. Participação com apresentação do espetáculo “Relation X”. 

 

- Agosto de 2019 - 14º Festival ABCDança, no Sesc Santo André, parceria entre Associação Projeto Brasileiro de Dança – APBD, a Companhia de Danças de Diadema e o Sesc São Paulo. Participação no evento com o espetáculo “Urban Feral”.

 

- Junho e Julho de 2019 - Residência Artística/Turnê do NIC:

Brasília e Taguatinga: Festival Internacional DF ImprovisaDança, no Teatro Sesc Garagem e no Ponto de Cultura Invenção Brasileira. Participação no evento com o espetáculo “Relation X’.

Recife: 4º Contato Coletivo Encontro de Contato Improvisação de PE, no Forte das Cinco Pontas. Participação no evento com o espetáculo “Relation X”. 

Maceió:  Convite da Universidade Federal de Alagoas para ministrar um curso e apresentação de cenas do espetáculo “Relation X”.

 

- Fevereiro a Abril de 2019 - Temporada de apresentação do espetáculo “Urban Feral”,  Contemplado pelo edital Proac de Circulação de Espetáculo de Dança. Cidades apresentadas:

Indaiatuba - Centro Cultural Hermenegildo (Piano).  

Bauru - Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves. 

Garça - Teatro Municipal Miguel Mônico. 

Santo André - Teatro Municipal de Santo André. 

São Paulo - Galeria Olido. 

Jacareí - Fundação Cultural Jacarehy. 

Itatiba - Teatro Ralino Zambotto. 

Jundiaí - Sesc Jundiaí. 

Ilhabela - Espaço Cultural Pés no Chão. Apresentação realizada durante o 8º Encontro Internacional de Contato Improvisação em Ilhabela. 

 

- Novembro de 2018 - 1º A Dança Se Move Ocupa! Evento realizado na FUNARTE de SP. Organização independente do Movimento A Dança Se Move. Participação com apresentação do espetáculo “Relation X”. 

 

- Agosto de 2018 - Apresentação do espetáculo “Relation X”, no Sesc Campinas em SP. 

 

-  Maio de 2018 - Um mês de Residência Artística no em Santiago do Chile, convite do Colectivo La Vitrina, no Espaço La Vitrina. Realizamos uma temporada de apresentação do espetáculo “Relation X” . 

 

- Março de 2018 - Temporada de apresentação do espetáculo “Urban Feral”, na Galeria Olido em SP. Contemplado pela 21ª edição do Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo. 

 

- Março de 2018 - Temporada de apresentação do espetáculo “Urban Feral”, na Oficina Cultural Oswald de Andrade de SP. Contemplado pela 21ª edição do Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo. 

 

- Fevereiro de 2018 - Apresentação do espetáculo “Relation X”, no Sesc Santos em SP. 

 

- Janeiro de 2018 - Apresentação do espetáculo “Relation X”, no Sesc Registro em SP. 

 

- Novembro de 2017 - Apresentação da obra em processo “Urban Feral”, no CEU Heliópolis Profª Arlete Persoli em SP. Contemplado pela 21ª edição do Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo. 

 

- Agosto de 2017 - Temporada de apresentação do espetáculo “Relation X”, no Sesc Pinheiros em SP. 

 

- Janeiro de 2017 - Apresentação do espetáculo “Relation X”, no CEU Heliópolis Profª Arlete Persoli em SP, durante o evento do 8º Encontro Internacional de Contato Improvisação em São Paulo. 

 

– Novembro de 2016 - Temporada de apresentação do espetáculo “Relation X”, na FUNARTE em SP. 

 

– Setembro de 2016 - Apresentação do espetáculo “Relation X”, no Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo.

 

– Julho de 2016 - Apresentação de performance na 4ª Mostra dos Artistas Residentes CRDSP (Centro de Referência da Dança de SP), participação especial dos participantes da Oficina de Contato Improvisação e o NIC. 

 

– Março de 2016 - Apresentação do espetáculo “Em Busca do Peso Perdido”, no SESC Santos em SP. Com NIC e artistas convidados. 

 

– Novembro de 2015 - Apresentação do espetáculo “Em Busca do Peso Perdido”, no Fábricas de Criatividade em SP. Com NIC e artistas convidados. 

 

– Janeiro e Fevereiro de 2015 - Temporada de apresentação do espetáculo “Em Busca do Peso Perdido”, na Galeria Olido em SP. Com NIC e artistas convidados. 

 

– Junho de 2013 - Apresentação do espetáculo “Magui né Zé 1”, participação no Festival Free to Fall, Teatro da Cultura Inglesa em SP. Público alcançado: 

 

-  Janeiro de 2014 - Apresentação de Performance com NIC e artistas convidados, durante o 5º Encontro Internacional de Contato Improvisação em São Paulo, parceria com o MAM (Museu de Arte Moderna de SP). 

 

– Maio de 2012 - Apresentação de Performance, na 1ª Mostra Latino Americana de Dança Contemporânea - Dança à Deriva, evento realizado na FUNARTE em SP. 

AÇÕES DE PESQUISA E DIFUSÃO

– Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo, desde 2008, realizado inicialmente na Galeria Olido com financiamento da Secretaria de Cultura e seguindo em outras edições através da Secretaria, de editais e de maneira independente.  Parceria com professores como Nita Little – USA; Eckhard Mueller – ALE; Daniela Schwartz – ARG; Sasha Bezrodnova – RUS; Camilo Vacalebre – ITA; Ralf Jaroshinsky – ALE; Diogo Granato – SP; Ray Chung – USA; Tica Lemos – SP, Autarco Arifini – ARG; Gustavo Lecce – ARG, Cristina Turdo - ARG; Sofia Giliberti - ITA/BRA; Diogo Granato - BRA; Tica Lemos - BRA; Gizele Calazans - BRA; Cristiano Karnas - BRA; Erika Moura - BRA; Debora Bolsanello - BRA; Cristiana Cavalcanti - BRA; Anjelika Doniy - RUS; Alex Ratton - BRA; Fabiano Castro - BRA; Gabriela D'Elia - BRA; Ivan Bauccia - ARG; Javiera Sanhueza - CHI; Nicolas Cottet - CHI; Paula Zacharias - ARG; Andrew Harwood - CAN.

 

- Grupo de Estudo Prático-Teórico sobre Contato Improvisação, conduzido por Ricardo Neves e integrantes do NIC. Casa de Cultura Chico Science, contemplado pelo edital Proac Lab 45 - abril e maio de 2022.

- Evento comemorativo dos 50 anos do Contato Improvisação. No Centro de Referência da Dança de SP, realizando ações abertas a públicos diversos como Oficina, Rodas de Conversa e JAM de C.I. - março de 2022.


- "Material for the Coffee" (material para o café) - Diálogos sobre contato improvisação via transmissão ao vivo e pela plataforma Zoom, 2020/2021.

 

- Imersão com NIC - encontro com duração de dois dias no espaço ConecSoma (SP), com aulas e Jams sendo orientadas pelos integrantes do Núcleo (Manuela Aranguibel, Ricardo Neves, Dresler Aguilera, Cristiano Karnas, Felipe Cirilo e Ricardo Aparecido Silva), 2018.

– Imersão Jam Jam Jam! – Imersão de três dias no Espaço Vajra (SP), com uma programação de Jams, Julho de 2016.

- Aula regular e Jams de C.I. no CEU Heliópolis Profª Arlete Persoli (SP), conduzidas pelos integrante do NIC (Marília Persoli, Dresler Aguilera, Ricardo Neves, Felipe Cirilo, Cristiano Karnas, Otilia Françoso Didi e Ricardo Aparecido Silva), de 2016 a 2019.

– Jam Dançando no Escuro, 2015/2016, no Espaço (antigo estúdio Diogo Granato). 

– Oficina “A escuta do pré-movimento”, Festival de Ouro Preto e Mariana, 2014, parceria com Ana Alonso. 

– Jams no CRDSP (Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo), desde 2014.

– Jams mensais em parceria com o Museu de Arte Moderna de SP (MAM-SP), 2014 e 2015.

– Jams mensais no antigo Espaço Vajra, de 2012 a 2018.

– Jams anuais Global Underscore: 2012, 2013, 2014 e 2016 no antigo Espaço Vajra, e 2015 na Sala Crisantempo – Sp.

– Jam Underscore, junho de 2013, SESC Pinheiros, parceria com Iris Fiorelli.

– Oficina de Contato Improvisação na Galeria Olido, 2º semestre de 2013.

– Realização do “Por Dentro do Contato”, desde 2013, iniciando na Casa da Dança Tati Sanchis e posteriormente passando a ser um evento itinerante circulando entre as cidades Campinas (SP), Santos (SP), Ilhabela (SP) e São Paulo (SP) e em estúdios como antigo Espaço Vajra, Universidade Anhembi Morumbi (SP) - dependências do curso de graduação em Dança. Parceria com professores como Maricruz Leon – ARG, Sofia Giliberti – ITA/BRA, Ana Alonso – SC, Aline Bernardi – RJ, Carol Barreiro - BRA, Erika Moura - BRA, Diogo Granato - BRA, Cléia Placido - BRA, Ricardo Neves - BRA, Dresler Aguilera - BRA.

– Jams mensais na Galeria Olido, 2012 e 2013.

– Oficina e Jam de C.I. na Mostra Latino-Americana da Funarte, 2012.

– Jam no Trem da CPTM, Virada Cultural de São Paulo, em 2011.– Jams na FUNARTE, segundo semestre de 2012.

– Jam no TUCA: Comemoração dos 39 anos do Contato Improvisação – Junho de 2011.

– Jams na Casa da Dança - Julho, Agosto e Outubro de 2011.

– Jam no Clube Escola Ibirapuera, Virada Esportiva 2011.

– “Encontros de Dança no TUCA” – Novembro de 2011.

foto Fabio Minagawa.jpg