SOBRE O NIC

NÚCLEO IMPROVISAÇÃO EM CONTATO

Coletivo de artistas, iniciado em 2011, interessados na pesquisa  e no aprofundamento de uma vertente da dança contemporânea, o Contato Improvisação, e consequentemente na criação cênica. Partindo da fisicalidade e de questões específicas que emergem da prática e da reflexão sobre o Contato Improvisação, o Núcleo mantém ainda as ações de pesquisa e difusão do C.I. com a organização de oficinas, Jams/Encontros, com diferentes enfoques nas práticas corporais além do C.I. (improvisação, abordagem somática, arte marcial, entre outros).
 

Sob a direção e orientação de Ricardo Neves - Diretor Artístico do Encontro Internacional de C.I. em São Paulo e da Ilhabela, professor e intérprete, acumula no repertório do grupo diversos experimentos cênicos além de obras coreográficas, dentre as quais destacamos: Em busca do peso perdido, Relation X e Urban Feral. 
 

No ano de 2015, o grupo cria o espetáculo Relation X sem nenhum edital ou apoio financeiro, realizando assim apresentações no CRDSP (Centro de Referência da Dança da Cidade de SP) e na FUNARTE. 
 

Em 2016, o Núcleo foi contemplado pela 21ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, realizando diversas atividades pela cidade de SP, a criação do espetáculo Urban Feral entre outras ações. 

Em maio de 2018, organizou uma residência artística no Chile (Santiago) junto com o Colectivo La Vitrina durante um mês, fazendo uma temporada do espetáculo Relation X, no Espaço La Vitrina, com integrantes do NIC e artistas chilenos e ministrou cursos intensivos de contato improvisação em Santiago. Nesse mesmo ano, o NIC foi contemplado pelo Proac Circulação de Espetáculo de Dança, com o Urban Feral.
 

Em Junho e Julho de 2019 alguns integrantes do Núcleo realizaram outra Residência Artística/Turnê passando por Brasília, Recife e Maceió apresentando o espetáculo Relation X e dando cursos intensivos de contato improvisação. Foi selecionado para apresentar o Urban Feral no 14º Festival ABCDança.
 

No segundo semestre de 2019, o Núcleo foi contemplado pela 27ª edição do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, desenvolvendo atividades e apresentação de espetáculos. Em contrapartida durante a tragédia pandêmica mundial, adaptamos todas as ações para o formato virtual e vale destacar uma delas que é a tradução de vários textos da revista Contact Quarterly e um trecho do livro "Dancing Deeper Still", de Martin Keogh. São materiais que contém informações diversas sobre o contato improvisação e a improvisação, trazendo estudos de artistas, pesquisadoras(es) do movimento e professoras(es).
 

Em sua formação estão as integrantes: Dresler Aguilera, Mariana Taques, Ricardo Aparecido Silva e Ricardo Neves. 
 

Parte da nossa história enquanto grupo, está relacionada com a parceria da Radar Cultural Gestão de Projetos, que iniciou em 2011 e segue até hoje. A Radar é uma produtora, criada em 2007, dirigida e fundada por Solange Borelli e conta na equipe com Maju Tóffuli e Rafael Markhez.

sobre o nic-compressed.png

TRABALHOS CÊNICOS

– Performance na Mostra Latino Americana da Funarte, SP, 2012; no Intensivo Contato Improvisação de Florianópolis, dezembro de 2012; no IV Encontro Internacional de Contato Improvisação (Galeria Olido, SP, janeiro de 2013); no V Encontro Internacional de Contato Improvisação (demonstração técnica seguida de Jam no MAM, janeiro de 2014).
– Performance “Magui né Zé 1”, edição de Junho do Festival Free to Fall (Cultura Inglesa), 2013.
– “Jam-Performance“, no Festival de Ouro Preto e Mariana 2014, parceria com a artista convidada Ana Alonso, 2014.
– Apresentação do espetáculo “Em Busca do Peso Perdido”. Janeiro/Fevereiro de 2015, Galeria Olido, Sp.
– Apresentação do espetáculo “Em Busca do Peso Perdido”. Novembro de 2015, Fábricas de Criatividade, Sp.
– Apresentação do espetáculo “Em Busca do Peso Perdido”. Março de 2016, SESC Santos/Sp.
– Participação na 4ª Mostra dos Artistas Residentes CRDSP.
– Oficina de Contato Improvisação e resultado cênico com Núcleo Improvisação em Contato e participantes do Ciclo de Aulas de Contato Improvisação do CRDSP, Julho de 2016.
– Estréia do espetáculo “Relation X”, no Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, Setembro de 2016.
– Apresentação do espetáculo “Relation X”, na FUNARTE (São Paulo), Novembro de 2016;
– Apresentação do espetáculo “Relation X”, durante a programação do 8º Encontro Internacional de Contato Improvisação em São Paulo, no CEU Heliópolis Professora Arlete Persoli, Janeiro de 2017.
– Contemplado pela 21ª edição do Programa de Fomento a Dança da Cidade de São Paulo com o projeto ESTADO AVESSO, 2017.

 Organizou uma residência artística no Chile (Santiago) junto com o Coletivo La Vitrina, 2018.

- Contemplado pelo Proac de Circulação de Espetáculo de Dança, com a obra Urban Feral, 2018.

- Participação do 14º Festival ABCDança, 2018.

- Contemplado pela 27ª edição do Programa de Fomento a Dança da Cidade de São Paulo com o projeto 3 Vezes Contato em Cena, 2019.eção de Produção: Solange Borelli

AÇÕES DE PESQUISA E DIFUSÃO

– Organização da semana de formação “Por Dentro do Contato”, desde 2013, na Casa da Dança Tati Sanchis (parceria com professores como Maricruz Leon – ARG, Sofia Giliberti – ITA/RJ, Ana Alonso – SC, Aline Bernardi – RJ, entre outros); E a partir de 2014, passando a ser uma imersão itinerante sendo produzido em Campinas (Sp), Santos (Sp) e Ilhabela (Sp). E na 7ª edição, em maio de 2017, participando como professores convidados Erika Moura, Diogo Granato e Ricardo Neves, sendo realizado na Universidade Anhembi Morumbi (Sp), nos estúdios do curso de graduação em Dança;
– Organização e produção do Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo, desde 2008, realizado inicialmente da Galeria Olido com apoio da Secretaria de Cultura e após a 4ª edição realizado na Casa da Dança Tati Sanchis, indo para a 8ª edição em janeiro de 2017 (parceria com professores como Nita Little – USA; Eckhard Mueller – ALE; Daniela Schwartz – ARG; SashaBezrodnova – RUS; Camilo Vacalebre – ITA; Ralf Jaroshinsky – ALE; Diogo Granato – SP; Ray Chung – USA; Tica Lemos – SP, Autarco Arifini – ARG; Gustavo Lecce – ARG, entre outros);

– “Encontros de Dança no TUCA” – Novembro de 2011.
– Jam no Clube Escola Ibirapuera, Virada Esportiva 2011.
– Jams na Casa da Dança - Julho, Agosto e Outubro de 2011.

– Jam no TUCA: Comemoração dos 39 anos do Contato Improvisação – Junho de 2011.– Jam no Trem da CPTM, Virada Cultural de São Paulo, em 2011.– Jams na FUNARTE, segundo semestre de 2012.
– Jam na Mostra Latino-Americana da Funarte, 2012.

– Oficinas na Mostra Latino-Americana da Funarte, 2012.
– Jams mensais na Galeria Olido, 2012 e 2013.

– Oficina de Contato Improvisação na Galeria Olido, 2º semestre de 2013.
– Jam Underscore, junho de 2013, SESC Pinheiros, parceria com Iris Fiorelli, 2014.
– Jam-Performance, no Festival de Ouro Preto e Mariana 2014, parceria com a artista convidada Ana Alonso, 2014.
– Jams mensais em parceria com o Museu de Arte Moderna de SP (MAM-SP), 2014 e 2015.
– Jams anuais Global Underscore: 2012, 2013, 2014 e 2016 no Espaço Vajra, e 2015 na Sala Crisantempo – Sp.
– Jams mensais no Espaço Vajra, desde 2012.

– Jam Dançando no Escuro, 2015/2016, no Espaço (estúdio que pertence ao Diogo Granato). 
– Jams no CRDSP (Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo), desde 2014.

– Oficina “A escuta do pré-movimento”, Festival de Ouro Preto e Mariana, 2014, parceria com Ana Alonso.
– Imersão Jam Jam Jam! – Imersão de três dias no Espaço Vajra (SP), com uma programação de Jams, Julho de 2016.

- Imersão com NIC - encontro com duração de dois dias no espaço ConcSoma (SP), com aulas e Jams sendo orientadas pelos integrantes do Núcleo, 2018.

- "Material for the Coffee" (material para o café) - Diálogos sobre contato improvisação via transmissão ao vivo e pela plataforma Zoom, 2020/2021.